segunda-feira, 21 de março de 2011

Sabedoria

"Sei que nada sei"

O que eu espero da Terapêutica

Um atendimento médico  não termina com um diagnóstico. Um diagnóstico correto sem um tratamento adequado é um diagnóstico em vão. Portanto, a terapêutica se torna  importante e essencial numa conduta médica.
Não gosto de protocolos que abordam condutas terapêuticas. Não quero dizer que sou contra, e que são errados –não mesmo! Muitas vezes eles são extremamentes importantes e úteis, como em urgências, emergências...- mas na maioria das vezes, é essencial estudar detalhadamente o caso, decidir com cautela quais são as melhores opções de terapêutica, tudo isso de forma individualizada.
Assim, as minhas expectativas quanto ao curso de Terapêutica são muito boas. Espero assimilar bem, por exemplo, quais são os principais medicamentos -e as respectivas doses- utilizados no tratamento de uma determinada afecção; quais são as melhores opções em situações específicas; quais são as contra-indicações de cada um deles, as interações medicamentosas, e assim por diante. Espero ficar mais tranquila e segura ao indicar determinado tratamento, além de saber ajustar doses de medicamentos e, ainda, fazer substituições se for necessário.